CULTURA DO CANCELAMENTO: Uma análise sobre sua contribuição para o empoderamento do consumidor nas redes sociais digitais.

DOI: doi.org/10.61812/rpea.v3i3.68

Autores

  • Ana Beatriz da Silva Lima
  • Fernanda Paes Arantes

Resumo

A cultura do cancelamento é um fenômeno que tem por objetivo repudiar, criticar ou reivindicar atitudes ou posicionamentos de pessoas, empresas ou marcas nas redes sociais. Desse modo, essa pesquisa objetiva identificar a influência da cultura do cancelamento para o empoderamento do consumidor nas redes sociais e os impactos decorrentes desse fenômeno para o processo decisório de compra. Para alcançar o resultado, pesquisa descritiva, utilizando da coleta de dados por meio de questionário aplicado a uma amostra de 107 respondentes, sendo destes apenas 106 aptos para participação da pesquisa. Concluiu-se com esses estudo que a cultura do cancelamento serve de ferramenta para os consumidores de acordo com os objetivos destes. Além disso, foram identificadas distinções entre os consumidores, sendo uns adeptos e outros não ao movimento de cancelamento. Para consumidores adeptos, esse movimento é utilizado como ferramenta de reivindicação, engajamento, bem como de expansão das dores do cliente, buscando o posicionamento e reparação das empresas ou marcas.

Palavras-chave: Empoderamento; Comportamento do consumidor; Redes sociais; Cultura do cancelamento.

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

Ana Beatriz da Silva Lima, & Fernanda Paes Arantes. (2024). CULTURA DO CANCELAMENTO: Uma análise sobre sua contribuição para o empoderamento do consumidor nas redes sociais digitais.: DOI: doi.org/10.61812/rpea.v3i3.68. Revista Pesquisa Em Ação, 3. Recuperado de http://pesquisaemacao.revista.alpha.edu.br/index.php/files/article/view/68

Edição

Seção

Artigos