Sobre a Revista

PESQUISA EM AÇÃO

A Revista Pesquisa em Ação, é um projeto que teve início em 2022, com o propósito de fomentar a pesquisa desenvolvida o meio acadêmico na Faculdade Alpha. Também se propõe a fomentar a divulgação de trabalhos multidisciplinares que envolvam as mais variadas áreas do conhecimento. Tem como objetivo estar indexada nas melhores bases de dados do Brasil, além de ser reconhecida pela qualidade e seriedade do processos de avaliação dos artigos.

Foco e Escopo

A Revista Pesquisa em Ação é uma publicação da Faculdade Alpha dos cursos de Graduação e pós-graduação das diversas áreas do conhecimento.  A Revista é um periódico  multidisciplinar, tem como foco a estruturação de um espaço para a divulgação de produções científicas de diferentes áreas do conhecimento, tendo por temática de fundo as áreas: Administração, Ciências Contábeis, Economia, Direito, Engenharias, Educação e saúde. A Revista Pesquisa em ação passa a ser editada em FLUXO CONTÍNUO, sendo o artigo publicado logo após ter sido avaliado, aprovado e diagramado, não precisando esperar que o periódico lance uma edição para, só então, ser divulgado.

Diretrizes para Autores

A Revista Pesquisa em Ação, aceita submissões de artigos científicos de natureza teórico-empírica, com resultados de pesquisas nas grandes áreas do conhecimento, cujo objeto de estudo tenha relação com o tema do desenvolvimento, foco e escopo proposto pela revista.

Além de artigos também podem ser feitas submissões de resenhas de livros, cuja data de publicação, no momento da submissão, seja de até cinco anos.

A submissão poderá ter no máximo cinco autores, dos quais pelo menos um deve possuir o título de mestre ou doutor, e os demais serem, preferencialmente, doutorandos, mestres, mestrandos ou bolsistas de iniciação científica. Além do arquivo com o documento, deve ser postado outro arquivo contendo uma declaração na qual todos os autores concordam que participaram na elaboração do artigo e que estão cientes de que o mesmo está sendo submetido para a Revista Pesquisa em Ação, com o nome, link de acesso ao lattes e assinatura de cada um.

Os dados do primeiro autor e dos coautores devem constar no campo específico dos autores no passo 3, “INCLUSÃO DE METADADOS”, no processo da submissão.

Normas de Publicação

Todos os escritos submetidos à Pesquisa em Ação devem ser apresentados em formato eletrônico, digitados em processadores de texto, como Microsoft Word, ou compatível com ele. Os escritos devem seguir a ABNT, obedecendo as seguintes regras de formatação:

  1. Os artigos devem ter o mínimo de 15 e o máximo de 25 páginas, e as resenhas entre 8 e 12 páginas.
  2. Os textos podem ser submetidos em Português, Inglês e Espanhol e estarem digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, papel formato A4, margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm, com espaçamento entrelinhas de 1,5 cm.
  3. Os artigos deverão ter, obrigatoriamente, em suas páginas iniciais: a) o título do trabalho; b) o resumo, com 150 a 250 palavras, contendo o tema, objetivo, metodologia, resultados e conclusões; c) de três a seis palavras-chave em Português; d) o título em inglês; e) o Abstract e, f) de três a seis Keywords.

ATENÇÃO: no corpo do documento do artigo a ser submetido não poderá conter nenhuma possibilidade de identificação de autoria do texto.

        4. Além do arquivo contendo o documento do artigo, deve ser postado outro arquivo, como Documento Suplementar, trazendo uma declaração na qual todos os autores concordam que participaram na elaboração do artigo e de que estão cientes que o mesmo está sendo submetido para a Pesquisa em Ação, com o nome, link de acesso ao lattes e assinatura de cada um.

        5. Tabelas, figuras e ilustrações deverão ser apresentadas de forma clara, numeradas sequencialmente dentro do artigo, com título (na parte superior) e fonte (abaixo). 

         6. As referências a autores no decorrer do artigo devem subordinar-se ao sistema autor-data: (SOBRENOME DO AUTOR, data) ou (SOBRENOME DO AUTOR, data, página), quando se tratar de transcrição. Ex.: (OFFE, 1996) ou (OFFE, 1996, p. 64). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (EVANS, 1989a), (EVANS, 1989b).

          7. As referências bibliográficas utilizadas serão apresentadas no final do artigo, listadas em ordem alfabética, obedecendo às seguintes normas:

Livro: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) autor(es). Título (em itálico): subtítulo (normal). Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano da publicação.

Coletânea: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) autor(es) do capítulo. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano da publicação. Página inicial e final do capítulo.

Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) autor(es). Título do artigo. Nome do periódico em itálico, Local da publicação, volume e número do periódico, Página inicial e final do artigo, ano da publicação.

Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico. Ano. Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado) – Instituição em que foi apresentada, local da instituição, ano.

Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico. Ano. Disponível em: [endereço de acesso]. Acesso em: [data de acesso].

         8. As notas de rodapé devem ser numeradas no fim de página e utilizadas apenas quando efetivamente necessárias. Não usar nota de rodapé para informar referências bibliográficas.

Sobre o processo de avaliação e as Decisões Editoriais

Os textos submetidos à Pesquisa em Ação serão analisadas e avaliadas de acordo com as normas do periódico, a não observância destes aspectos implicará na rejeição automática do trabalho submetido. Os artigos serão designados a avaliadores, enquanto as resenhas são avaliadas apenas pelos membros do Comitê Editorial. Os avaliadores não terão conhecimento do nome e da afiliação institucional do autor e vice-versa (avaliação cega por pares).

Etapas de avaliação:

1) Numa primeira etapa o manuscrito será apreciado pelos membros do Comitê Editorial que verificarão a sua adequação aos critérios gerais da revista e à política editorial. Serão recusados já nesta etapa artigos que: a) se configurarem como simples revisão bibliográfica; recorte de dissertação, tese, projeto ou relatório de pesquisa sem a devida adaptação; b) forem excessivamente descritivos e pouco analíticos; c) não apresentarem contribuição significativa para a área de conhecimento; d) não seguirem as normas de publicação da revista. Artigos recusados nesta etapa serão arquivados e os aprovados seguirão para a etapa seguinte.

2) Apreciação por pares: os artigos serão avaliados por dois especialistas da área temática dentre os consultores ad hoc inscritos como membros do Comitê Científico/Avaliadores da revista, pertencentes a diferentes instituições brasileiras e de outros países. A avaliação é duplo-cega, em que a identidade tanto do revisor como do autor são ocultadas de ambas as partes.

Os avaliadores farão a apreciação do artigo levando em consideração as seguintes diretrizes de avaliação: Clareza de redação, fluidez da leitura compatibilidade com um documento científico; Atualidade e adequação da base teórico-conceitual; Clareza e alinhamento do objeto de estudo ao foco e escopo da revista; Objetivos claramente explicitados e alinhados no resumo, introdução e conclusão; Percurso metodológico bem explicado e adequado aos propósitos do artigo; Boa apresentação e discussão dos resultados, dialogando com a base teórico-conceitual; Conclusões concisas e compatíveis com a metodologia empregada e com os resultados do trabalho; Originalidade e contribuição do artigo para a área de conhecimento.

Após emitir seu parecer descritivo e inseri-lo na página da revista o Avaliador deverá selecionar uma dentre as seguintes possibilidades de recomendação:

Aceitar;

Correções Obrigatórias;

Submeter novamente para avaliação (esta recomendação será equivalente a Rejeição);

Submeter a outra revista (esta recomendação será equivalente a Rejeição);

Rejeitar;

Ver comentários (não recomendamos usar esta opção).

Havendo divergência de opiniões entre os avaliadores será designado um terceiro especialista cujo parecer arbitrará a decisão editorial.

3) Os autores serão notificados pelos editores da Revista Pesquisa em Ação sobre o aceite ou rejeição dos seus textos, com base nos pareceres recebidos. Eventuais sugestões de modificações de estrutura e/ou de conteúdo que se façam necessárias serão notificadas ao(s) autor(es), que se encarregará(ão) de fazê-las, no prazo máximo de 90 dias, utilizando a opção “marcar revisões” do Word, podendo, se for o caso, utilizar balões para comentários ou explicações. O arquivo com a versão corrigida deverá ser transferido para o sistema na mesma submissão já existente, que permanecerá ativa, como Versão do autor, no campo Decisão Editorial, seguindo os passos “Escolher arquivo” e, por fim, “Transferir”. O trabalho será arquivado se, decorrido este prazo de 90 dias, o(s) autor(es) não tiver(em) postado a versão corrigida.

Os Editores da Revista reservam-se o direito de sugerir ao autor modificações de forma a fim de adequar as colaborações ao padrão editorial e gráfico da revista. As opiniões expressas nas publicações são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente expressam a opinião da revista.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão arquivadas e devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista, podendo constar de Anais de evento;
  2. A submissão possui até 5 autores e, pelo menos um deles, possui título de doutor;
  3. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, utilizando espaço entre linhas de 1,5 cm, letras Times New Roman, tamanho 12, em papel formato A4, e margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm;
  4. As URLs para as referências online foram fornecidas;
  5. Em caso de submissão de artigo, as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas;
  6. O(s) autor(es) concorda(m) com os termos da Declaração de Direito Autoral.

Declaração dos Direitos Autorais

Os autores que publicam na Revista Pesquisa em Ação concordam com os seguintes termos:

a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na revista Pesquisa em Ação do(s) artigo(s) aceitos para publicação, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Pesquisa em Ação e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.

b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

d) O(s) A(s) autores(as) declaram que o texto que está sendo submetido à revista Pesquisa em Ação respeita as normas de ética em pesquisa e que assumem toda e qualquer responsabilidade quanto ao previsto na resolução Nº 510/2016, do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa.

f) Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.