COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS E A INSERÇÃO DA COMIDA JAPONESA NO BRASIL – UMA REVISÃO

DOI: doi.org/10.61812/rpea.v2i2.42

Autores

  • Sandro Cappelli
  • Alexsandro Bahr Kroning
  • Elísio de Camargo Debortoli

Resumo

O processo de alimentar-se na atualidade exerce funções que vão muito além de nutrir o próprio corpo para sobreviver, já que também está profundamente relacionado às questões sociais. Os estabelecimentos que trabalham com comida japonesa, principalmente sushi, que é a iguaria de maior consumo é um setor que está crescendo significativamente. Porém, pouco se sabe sobre os hábitos do consumidor e as motivações que movem este consumo. Este estudo teve por objetivo elencar, por meio de uma revisão da literatura, os principais aspectos relacionados ao comportamento do consumidor de alimentos, em especial, sobre a inserção da comida japonesa no Brasil. Percebe-se que no Brasil, o consumo de comida japonesa, é despertado pela curiosidade, sendo este um gatilho para o início do consumo. Além disso, é um alimento que, na grande maioria das vezes, as pessoas acabam consumindo em família e traz em seu consumo um sentimento que está atrelado a coisas boas e positivas.         As mudanças nos hábitos dos consumidores são contínuas e, estão ocorrendo de forma mais rápida e marcante após a demanda adaptativa devido a pandemia do Covid-19. Cabe aos agendes deste mercado, perceber e aproveitar as oportunidades diante às novas demandas dos consumidores.

Palavras-chave: Alimentação. Consumo. Japão. Sushi.

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Publicado

2024-01-03

Como Citar

Sandro Cappelli, Alexsandro Bahr Kroning, & Elísio de Camargo Debortoli. (2024). COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS E A INSERÇÃO DA COMIDA JAPONESA NO BRASIL – UMA REVISÃO: DOI: doi.org/10.61812/rpea.v2i2.42. Revista Pesquisa Em Ação, 2. Recuperado de http://pesquisaemacao.revista.alpha.edu.br/index.php/files/article/view/58

Edição

Seção

Artigos