ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UMA ANÁLISE NO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

DOI: doi.org/10.61812/rpea.v1i1.19

Autores

  • Suzely Paesano Neves
  • Julio Cezar de Lara

Resumo

Este estudo tem como tema central as Políticas Públicas de Assistência Estudantil, e como objetivo analisar as políticas de assistência ao estudante existentes na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, identificando quais são praticadas na Diretoria de Gestão de Educação a Distância – DEAD/UNEMAT, junto ao curso de bacharelado em Administração Pública. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa de caráter descritivo, para o qual adotou-se como procedimentos metodológicos o balanço de produção, a analise documental e a pesquisa campo. Elegeu-se como instrumento de coleta de dados o questionário, aplicado junto aos estudantes concluintes do curso. Durante a pesquisa constatou-se que a instituição possui 12 programas acadêmicos e um Programa de Assistência Estudantil [PAE] composto por oito auxílios. Desse total são estendidos aos estudantes da DEAD/UNEMAT dois programas e quatro auxílios, com um índice de conhecimento dos programas por parte dos sujeitos da pesquisa significativamente baixo. Conclui-se que a UNEMAT possui políticas de assistência ao estudante, contudo elas são direcionadas a um público específico, aqueles com comprovada vulnerabilidade socioeconômica e sem vínculo empregatício, o que não é o caso da maioria dos estudantes participantes deste estudo, pois desenvolvem algum tipo de atividade remunerada.

Palavras-chave: Bolsas, auxílios, vulnerabilidade socioeconômica, UNEMAT.

Downloads

Publicado

2024-01-03

Como Citar

Suzely Paesano Neves, & Julio Cezar de Lara. (2024). ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UMA ANÁLISE NO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO: DOI: doi.org/10.61812/rpea.v1i1.19. Revista Pesquisa Em Ação, 1(01). Recuperado de http://pesquisaemacao.revista.alpha.edu.br/index.php/files/article/view/52

Edição

Seção

Artigos