A IMPORTÂNCIA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NA SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA DO TERRITÓRIO
Resumo
http://doi.org/10.61812/rpea.v2i2.33
Os estudos sobre desenvolvimento regional vêm dedicando um olhar especial e diferenciado sobre a importância socioeconômica dos pequenos negócios, pois esses empreendimentos cumprem, antes do vértice econômico, importante fulcro social, que é a oferta de trabalho e renda. Os pequenos negócios são essenciais para o crescimento e o desenvolvimento econômico de qualquer nação, especialmente no momento presente, com poucas ofertas de emprego. No entanto, é necessário conhecer sua origem e trajetória, para que as políticas públicas, quando aplicadas, sejam mais duradouras e eficientes, visto que, apontam diversos estudos, grande parte das novas empresas encerram suas atividades nos primeiros anos de funcionamento. Valorizar este setor muito contribuirá para os ajustes necessários no mercado. O presente estudo faz um levantamento bibliográfico em livros, sites, publicações, teses, entre outros documentos, com o objetivo principal de mostrar a importância dos pequenos negócios no território de Sete Lagoas, Minas Gerais. Buscou-se elucidar a trajetória dos pequenos negócios no Brasil, os empreendedores e sua conceituação, os pequenos negócios e as atividades empreendedoras no território. Sete Lagoas já foi palco de atividades motivadoras do empreendedorismo, por isso necessita, como outras cidades brasileiras, de buscar melhores políticas públicas e parcerias privadas, a fim de incentivar o nascimento e a manutenção do setor dos pequenos negócios.
Neste contexto, o assunto se torna extremamente relevante e desafiador para o território e, de maneira geral, para o Brasil.
Palavras-Chave: Pequenos negócios. Empreendedorismo. Políticas públicas
Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)
- Mario Celso Felippe, FATORES CARACTERÍSTICOS DE UMA CIDADE MÉDIA QUE INFLUENCIAM NO DESENVOLVIMENTO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS: O CASO DE SETE , Revista Pesquisa em Ação: v. 1 n. 1 (2022): Edição 2022